comercial@mindmulti.com.br
28 99881-4629
Sue Hellen
Sue Hellen
Magnus M.
Artigos
Autismo e Escola
Postado em: 09/05/2022
Autismo e Escola
Inclusão, comunicação, carinho e atenção, são as principais coisas que os alunos precisam, sejam eles autistas ou não.
Mas sabemos que nem sempre as escolas estão preparadas para receber crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista! Por isso, trouxemos dicas preciosas para que vocês, professores, possam ajudá-los cada vez mais.
1 - Se seu aluno ainda não for verbal, use figuras e gestos que ele entenda para vocês se comunicarem durante as aulas. Assim, você irá compreendê-lo melhor e ele se sentirá mais confiante no espaço.
2 - Questões sensoriais e muitos estímulos ao mesmo tempo podem deixar o pequeno nervoso. Se ele usa um objeto de apego para autorregulação, permita que ele o pegue sempre que necessário!
3 - Apresente a rotina daquele dia antecipadamente: se a criança tiver previsibilidade das atividades que irão acontecer durante o tempo na escola, mais chances dela conseguir participar e, principalmente, se engajar junto com os colegas!
4 - Excesso de informações podem tirar a concentração do pequeno. O que não for necessário naquele momento, tire do campo de visão.
5 - Não force nenhuma ação. Quando a criança não quiser ou não conseguir fazer uma atividade, faça aproximações sucessivas, com bastante carinho e paciência, para ele entender do que se trata sem se sentir pressionado.
6 - Não subestime o potencial do seu aluno com autismo, reforce os talentos e ajude-o nas questões que ele tiver mais dificuldade.
VOLTAR!