Pais de primeira viagem e autismo
Postado em: 13/05/2024
Uma das grandes dúvidas de pais que têm um filho autista é se determinados comportamentos são típicos da faixa etária ou estão relacionados ao diagnóstico. Quando é o primeiro filho, essa incerteza pode ser ainda maior. Isso se deve ao maior desconhecimento sobre como o desenvolvimento infantil acontece.
Para os pais de primeira viagem, a primeira sugestão que queremos trazer é: todos os pais, sem exceção, precisam aprender sobre desenvolvimento humano quando se tornam pais. Isso porque o conhecimento sobre o que esperar em cada marco do desenvolvimento pode auxiliar bastante na estimulação e também para identificar possíveis atrasos.
Nos primeiros anos de vida, a consulta com pediatra deve ser um momento de troca entre pais e o profissional, em que os pais devem compartilhar como tem sido o desenvolvimento do filho nas principais áreas: motoras, linguagem, brincar, contato visual.
Isso permite que o pediatra tenha uma melhor dimensão de como a criança se comporta em seu dia a dia. Não tenha receio de perguntar sobre marcos do desenvolvimento ao médico. Quanto mais cedo a identificação de possíveis lacunas, mais rapidamente poderá ser realizada uma intervenção precoce.
Para as famílias que têm um filho com autismo, uma sugestão de leitura é o livro: “Autismo - Compreender e Agir em família”(Sally Rogers, Geraldine Dowson, Laurie Vismara).
A Clínica Mind é amiga do autismo! Conte conosco.