TEA: Festas de Fim de Ano
Postado em: 23/12/2024
Já se perguntou como preparar um ambiente festivo sem sobrecarregar seu(sua) pequeno(a)?
As festas de fim de ano trazem consigo uma explosão de estímulos, mas a boa notícia é que podemos tornar esses momentos alegres e inclusivos para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA):
1 - Antecipe os Eventos: Quebra de rotina pode ser desafiadora, por isso, antecipe os eventos importantes com histórias sociais, fotos e vídeos e envolva a criança nas atividades preparatórias, criando uma transição suave.
2 - Conheça as Preferências Alimentares: Evite surpresas alimentares. Mantenha-se nos alimentos familiares e conhecidos. Se introduzir algo novo, faça isso gradualmente, respeitando o tempo e interesse da criança!
3 - Tenha em mãos um Kit de Regulação: Esteja preparado para lidar com sobrecargas sensoriais. Tenha um “kit” com os itens favoritos da criança para ajudar na autorregulação. Em situações de crise, procure um ambiente tranquilo para recuperar o equilíbrio.
4 - Inclusão nas Atividades Familiares: Evite o isolamento. Inclua a criança nas atividades familiares, mas esteja atento aos sinais de sobrecarga. Se necessário, ofereça um espaço tranquilo para que ela possa se acalmar.
Lembre-se, pequenos ajustes fazem toda a diferença para tornar as festas não apenas toleráveis, mas verdadeiramente prazerosas para todos!