Você tem psicofobia?
Exaustão, improdutividade, tristeza, insatisfação, problemas de relacionamento, ansiedade, insônia e falta de concentração. Quem é que nunca esteve com esses sintomas ou conhece alguém assim? Muitas vezes são questões que já duram anos!
No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de doença mental. A boa notícia é que todas essas doenças são tratáveis, muitas vezes, através da terapia.
Porém, falar sobre terapia ainda é um tabu para muitas pessoas. Isso porque as pessoas vinculam a doença mental às antigas imagens da loucura, das esquizofrenias e dos hospitais psiquiátricos, colocando tudo no mesmo pacote. Porém, há muita diferença entre cada quadro mental.
Todo esse receio pode gerar outro problema: a PSICOFOBIA. O termo foi escolhido para nomear o medo, quase irracional, que as pessoas têm de psiquiatra, psicólogo e profissionais da área de saúde mental em geral. Isso faz com que pacientes levem anos ou até décadas para buscar ajuda contra o seu sofrimento.
É preciso falar cada vez mais sobre saúde mental e facilitar o acesso ao tratamento psicológico, porque cada dia mais temos adoecido por preconceitos como esse.
Liberte-se! Faça terapia.